Gerência de Farmácia

31/08/2015 | 11:15 Imprimir

A Assistência Farmacêutica reúne um “conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população" (BRASIL, 2004).

A Gerência de Assistência Farmacêutica da FMS é o setor técnico vinculado à Diretoria de Apoio às Ações Assistenciais, responsável pelo Ciclo da Assistência Farmacêutica que engloba o planejamento, recebimento, armazenamento e distribuição de medicamentos, material médico-hospitalar e produtos médico-odontológicos para as Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial sob a responsabilidade da FMS. 

Como funciona a Farmácia da FMS?

A distribuição de medicamentos e materiais para atendimento das Unidades Básicas de Saúde e CAPS é realizada por solicitações e rotas mensais. Cada ponto de atendimento solicita, em caráter mensal, a demanda de medicamentos e materiais necessários para suprir sua necessidade. As solicitações de pedidos são encaminhadas, primeiramente, às Diretorias Regionais de Saúde, sendo avaliadas por um Farmacêutico Supervisor; em seguida, repassadas à Gerência de Farmácia para uma segunda análise e envio dos medicamentos e produtos solicitados. 

Horário de funcionamento

A Farmácia funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Equipe Técnica

Gerente: Handerson Rodrigues Silva Lima

Núcleo de Assistência Farmacêutica: Francisco Maciel Soares

Núcleo de Recebimento: José de Sá Neves

Secretária: Márcia Helena de Oliveira Batista

Endereço: Rua Magalhães Filho, 1711, Bairro Marquês 


Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/gerencia-de-farmacia