SAÚDE MENTAL

Confira os serviços em saúde mental disponíveis durante a pandemia

Para ter acesso ao serviço, basta ligar para o Alô Saúde: 0800 291 0084, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

Confira os serviços em saúde mental disponíveis durante a pandemia

Durante a pandemia do Coronavírus, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) conta com três alternativas para quem precisa de atendimento em saúde mental: psicólogos por telefone, assistência nos setes Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para pessoas com transtornos mentais graves e, ainda, o Provida, específico para atender quem tem comportamento suicida.

Para ter acesso aos psicólogos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), basta ligar para 0800 291 0084, em dias úteis, das 8h às 20h. O atendimento é sigiloso, contribui com a promoção da saúde mental das pessoas e evita o agravamento de possíveis crises psíquicas. Se houver necessidade, os profissionais indicam a periodicidade da teleconsulta necessária ou fazem encaminhamentos para a rede de saúde mental.

Em Teresina, a FMS mantém também sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que funcionam em dias úteis e atendem pessoas com transtornos mentais graves. Esses locais realizam a triagem e o acolhimento de usuários que buscam espontaneamente o serviço. Há entrega de medicação, acompanhamento familiar, mas as atividades coletivas foram suspensas para evitar aglomerações.

Há ainda o Provida, ambulatório que conta com psicólogos e psiquiatras para atender pacientes com comportamento suicida (com histórico de tentativa de suicídio recente). O local funciona em dias úteis, das 8h às 17h, no 1º andar do prédio do CMAM, localizado na Rua Desembargador Freitas, nº 1599, Centro. O atendimento é por demanda espontânea, ou seja, não precisa de marcação prévia.

Já em caso de urgências psiquiátricas, como surto psicótico e tentativa de suicídio, é possível chamar uma ambulância do SAMU, por meio do número gratuito 192, ou ir por meios próprios para o Hospital Areolino de Abreu, estabelecimento que é referência para esse tipo de atendimento e conta com médicos psiquiatras 24horas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3278/confira-os-servicos-em-saude-mental-disponiveis-durante-a-pandemia