NOVA GESTÃO

Gilberto Albuquerque avalia como positiva primeira semana gerindo a saúde municipal

Os corredores do HUT estão sendo esvaziados

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, avalia como positiva a primeira semana gerindo a saúde municipal. Ele assumiu o cargo este início de ano e tem várias metas para melhorias das unidades de saúde.

“Nesse final e começo de ano houve um aumento significativo de procura por unidades de saúde, principalmente no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A equipe que agora está coordenando o hospital teve o cuidado de resolver o problema daqueles pacientes que estavam nos corredores da unidade. Foram abertos os corredores que estavam bloqueados para trânsito de pessoas e pacientes. Operamos os pacientes que estavam em fila de espera com uma demanda de algum tempo. Tínhamos mais de 100 pacientes em macas, que tiveram seus problemas resolvidos ou tiveram as condutas definidas”, afirma Gilberto Albuquerque. Foram 216 cirurgias realizadas no HUT em seis dias.

Esta semana foram abertas duas novas alas no Hospital de Campanha João Claudino, anexo ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Agora, a estrutura conta com 40 leitos de UTI dedicados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19. Se forem comparados os três primeiros dias do ano com os três seguintes teremos quedas nos principais indicadores do HUT, com o aumento somente de cirurgias, refletindo assim a resolutividade da equipe como um todo.

“Temos ainda o Hospital Mariano Castelo Branco que já está nos apoiando na internação de pacientes que precisam de um tempo prolongado de permanência na rede hospitalar. Assim estamos satisfeitos com os resultados iniciais dessa primeira semana onde tivemos dificuldades grandes, principalmente no que diz respeito ao HUT”, finaliza Gilberto.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3707/gilberto-albuquerque-avalia-como-positiva-primeira-semana-gerindo-a-saude-municipal