Teresina envia 13 cilindros de oxigênio em avião que trouxe pacientes de Manaus

Os cilindros foram enviados no avião da FAB

Teresina envia 13 cilindros de oxigênio em avião que trouxe pacientes de Manaus

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) enviou na tarde de hoje (15) 13 cilindros de oxigênio cheios para a cidade de Manaus, no avião que trouxe nove pacientes para serem internados no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A operação para acolhimento e transporte dessas pessoas, organizada pela FMS em parceria com diversos órgãos estaduais e municipais, foi um sucesso.

Como comenta o presidente da FMS Gilberto Albuquerque, foi devolvido o mesmo quantitativo de cilindros consumidos pelos pacientes no avião, de forma que a aeronave retornasse abastecida para contribuir com a situação preocupante em que se encontra a capital do Amazonas e também na realização de novos translados para outras cidades do país. “Nosso objetivo foi dar toda a assistência para que esses pacientes, que vem de tão longe, cheios de esperança, possam ser assistidos da melhor forma possível, com a segurança e qualidade que Teresina pode oferecer a esses irmãos amazonenses nesse momento de tamanha dificuldade”, disse o presidente.

Para o deslocamento dos pacientes ao local de internação, foi montada uma estrutura de 10 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de outra viatura cedida pela rede particular e uma van. “Foi uma operação complexa, mas deu tudo certo e nós estamos com a sensação de dever cumprido”, disse a diretora do SAMU Francina Amorim. “A operação ocorreu sem nenhuma intercorrência, com pacientes sendo muito bem recebidos. Meu muito obrigada ao povo de Teresina”, agradeceu a médica Ana Tecla.

O Superintendente do HU, Paulo Márcio, informou que dos nove pacientes, dois inspiram mais cuidados e foram internados em leitos de UTI – estes tiveram prioridade no translado. “Os demais foram considerados estáveis e encaminhados para leitos clínicos”, disse.

O prefeito Doutor Pessoa também se fez presente ao aeroporto e falou sobre o sucesso da operação. “É um momento de tristeza pelos nossos irmãos de Manaus e de qualquer estado da federação, mas também um momento de alegria pelo preparo que tem a saúde de Teresina e do Piauí, preventivamente e terapeuticamente falando. Temos uma equipe completa e preparadíssima para receber esses nossos irmãos”, disse o prefeito.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3719/teresina-envia-13-cilindros-de-oxigenio-em-aviao-que-trouxe-pacientes-de-manaus