FISCALIZAÇÃO

Vigilância Sanitária monitora o funcionamento mais de 2 mil estabelecimentos no fim de semana

Para fiscalizar o cumprimento das medidas restritivas estabelecidas no Decreto Estadual n⁰ 19.479, de 22/02/2021, de controle da Covid-19, a Vigilância Sanitária Municipal monitorou neste fim de semana mais de 2 mil estabelecimentos em Teresina. Nos dois dias, o órgão notificou cinco estabelecimentos e lavrou cinco autos de infração em locais que não obedeceram as regras.

A equipe fiscalizou tanto os locais que ofertam serviços considerados essenciais quanto o não-funcionamento daqueles que estavam proibidos de funcionar nos fins de semana, nos turnos manhã e noite. “Observamos que a maioria dos estabelecimentos estavam cumprindo o decreto, mas alguns estavam insistindo em desobedecer”, relata Larisse Portela, gerente de Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Dentre os locais que foram flagrados descumprindo o decreto, estavam estabelecimentos dos ramos lojas de materiais de construção, salões de beleza e barbearia, bem como comércio de variedades e lojas de vestuário. “À noite, identificamos apenas alguns trailers com atendimento presencial de clientes. Notificamos e esclarecemos sobre a necessidade de se utilizar apenas a modalidade delivery e drive thru no final de semana”, relata a gerente.

Larisse Portela reforça aos teresinenses que o momento não é para relaxamento, e pede a colaboração de todos. “Agradecemos a contribuição de todos aqueles que estão colaborando com as normas sanitárias, e aproveitamos para alertar que burlar a lei é burlar a si mesmo, é ir ao encontro do vírus, e sem a parceria de toda a população em geral não será possível vencer a pandemia”, ressalta a gerente.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/3811/vigilancia-sanitaria-monitora-o-funcionamento-mais-de-2-mil-estabelecimentos-no-fim-de-semana