VACINAÇÃO

FMS solicita envio de doses extras da vacina contra a Covid-19 para Teresina

O quantitativo de doses enviado atualmente para a capital é insuficiente para a demanda, o que impede o avanço da campanha de vacinação em Teresina.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) encaminhou ofício para o Ministério da Saúde e para a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) solicitando o envio de doses extras da vacina contra a Covid-19 para Teresina. A justificativa é que o quantitativo de doses enviado atualmente para a capital é insuficiente para a demanda, o que impede o avanço da campanha de vacinação em Teresina.

A solicitação leva em consideração o status de Teresina como referência para o atendimento de média e alta complexidade para os demais municípios do Piauí e dos estados vizinhos, Maranhão, Pará e Tocantins. “Recentemente, houve comprovação na nova variante Delta no estado vizinho, que causa grande preocupação a todo sistema de saúde do Piauí, especialmente à capital”, justifica o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque. “Existe a necessidade da realização de uma imunização em massa nesta capital, em decorrência da elevada circulação de pessoas oriundas do Maranhão, especialmente munícipes de São Luís e cidades vizinhas e que fazem fronteira com o estado”, diz o presidente.

De acordo com análises da FMS, para avançar a vacinação de acordo com a estimativa populacional, seria necessário receber por semana 40 mil doses – número muito aquém do que é recebido hoje. A estimativa do órgão é que Teresina tenha atualmente uma média de 12 mil pessoas por faixa etária entre 40 e 50 anos, número que sobe para 15 por idade entre as pessoas com 30 a 40 anos. Dados do IBGE revelam que um total de 448.982 pessoas têm acima de 18 anos na capital (idade com direito à vacina atualmente). De acordo com dados da FMS, 361.818 pessoas já foram vacinadas até o momento com a primeira dose do imunizante.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/4086/fms-solicita-envio-de-doses-extras-da-vacina-contra-a-covid-19-para-teresina